quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Rádio Vaticano 13765 KHz


Rádio Vaticano (em latim: Statio Radiophonica Vaticana, em italiano: Radio Vaticana) é a emissora de rádio da Santa Sé.

Fundada pelo Papa Pio XI e encarregada a Guglielmo Marconi, em 1931, teve a primeira transmissão em 12 de fevereiro de 1931.

Transmite em 45 idiomas.

Suas transmissões são efetuadas por Ondas Curtas, Ondas Médias, Freqüência Modulada - FM (Zona de Roma e Lácio), com re-transmissão de sinal através da Internet - rádio digital. Sua direção está a cargo dos jesuítas.

Localidade: Transmissor esta localizado em Santa Maria di Galeria no Vaticano (Europa).

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

Canal: Youtube


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Rádio UFOP Educativa FM 106,3 MHz


Criada no dia 21 de agosto de 1998, a Rádio UFOP Educativa é sintonizada na frequência FM 106,3 MHz. A rádio apresenta uma programação variada, com atrações musicais, esportivos e boletins diários, que informam aos ouvintes notícias sobre a universidade e a comunidade.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

Canal: Youtube 

 

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Rádio Aparecida 6135 KHz


A Rádio Aparecida é uma estação de rádio brasileira da cidade de Aparecida, São Paulo. Encabeça a Rede Católica de Rádio. Opera em OM, OC e OT. O sinal é enviado também via satélite em parceria com a RCR.

Frequência(s)
OM:
820 kHz
OT:
5035 kHz (60m)
OC:
6135 kHz (49m)
9630 kHz (31m)
11855 kHz (25m)

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

Canal: Youtube 

 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

China Radio International 9865 KHz


A Rádio Internacional da China (CRI) (chinês: 中国国际广播电台, pinyin: Zhōngguó Guójì Guǎngbō Diàntái, ou em inglês: China Radio International) é uma emissora de radiodifusão internacional da República Popular da China, sediada em Babaoshan, um subdistrito de Pequim. Anteriormente conhecida como Radio Beijing e originalmente Radio Peking, foi fundada a 3 de dezembro de 1941.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

Canal: Youtube


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Rádio Bandeirantes 11925 KHz


Rádio Bandeirantes. Brasil / São Paulo  11.925 KHz na banda de 25 metros.
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL | Ouro Preto / MG
Canal: Youtube


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Rae-Radiodifusão Argentina ao exterior se torna Rae-Argentina ao mundo







Começa uma nova etapa na história de rae, que tornar-se-á de rae-Radiodifusão Argentina ao exterior rae Argentina ao mundo, atualizando o conceito de nosso sinal internacional.

Resultado de imagem para radiodifusão Argentina ao exterior

Entre as novidades está a decisão de manter a presença em ondas curtas (frequências de 15345 e 11710 desde a planta transmissora de geral Pacheco, onde hoje em dia temos algumas restrições técnicas na etapa de modulação mas com o desafio de resolver E aumentar a nossa presença em ondas curtas.

Continuamos a transmitir em 8 línguas, agora com uma programação homogénea, que terá a sua coerência no que se refere aos conteúdos com o contributo específico de cada língua com suas particularidades. A nova programação é transmitido de segunda a segunda

Cada língua terá uma emissão diária de 55 minutos em onda curta e uma repetição.

Além disso, a emissão diária estará disponível na nova web de rae Argentina ao mundo, onde haverá oito microsites, um para cada idioma. Lá encontrarão a emissão diária em streaming as 24 horas do dia em todos os idiomas.

Também desenvolver aplicações específicas de rae para dispositivos móveis, e numa segunda fase um programa de podcast diferenciados e difusão de programas de rae em estações locais de outros países. Também estará disponível para download "On demand" os programas dos últimos dias.

Outra novidade é a incorporação de 6 canais de música Argentina em cada hotsite, separados por gênero (Tango, folclore, rock, popular, Jazz / fusão e clássica) que funcionam 24 horas por dia, com playlist em constante crescimento e estética De Rádio, ou seja, com apresentação e dados adicionais de contexto das obras musicais incorporadas. Deste modo, durante as 24 horas do dia, podem ser ouvidas por exemplo as melhores obras de Charly Garcia, yupanqui, piazzolla, Sandro, malosetti, a camerata bariloche, anunciadas em diversos idiomas, com formato de rádio. Isto com base no novo design e ao desenvolvimento do que denominamos rae digital.

A programação diária abrange diversos temas desenvolvidos em conjunto com o novo equipamento de produção de rae e os equipamentos de cada língua. Depois do boletim de notícias, e com a inclusão de música e comprimidos de interesse geral especificas

Além disso, teremos uma nova sinal de intervalo

O esquema básico de programação em todos os idiomas será:

Segunda-feira futebol nosso / tango argentino

Terça-feira argentinos sem fronteiras / a folclórica

Quarta-feira a conversa / rotas argentinas

Quinta-feira bem-vindos / ciência e tecnologia

Sexta-feira ginásio poliesportivo / histórias em comum

Os sábados se irradiará e um resumo da semana e depois actualidade dx. Com. Ar o novo espaço dedicado ao dx, a rádio, os meios de comunicação social e as tecnologias da informação.

Este programa será produzido e apresentado em espanhol por Arnaldo Slaen e o diretor de rae Luis Maria barassi com informação radiofónica e das tecnologias aplicadas à comunicação, material de áudio, entrevistas, etc. O programa terá uma duração estimada entre 25 e 30 minutos.

Este formato será emitido também nos vários idiomas, e estará disponível não só na web de rae, mas também nos espaços dedicados a difundir conteúdos dx na web com atualização semanal.

Finalmente domingo será o dia do programa a ponte, um espaço semanal especial e informal, no qual se privilegiará o contacto com os ouvintes, a música e as entrevistas. O programa pretende ser um magazine em homenagem aos clássicos da radiodifusão internacional como a estação da alegria e outros ciclos semelhantes que fizeram história na radiodifusão internacional.

Resultado de imagem para radiodifusão Argentina ao exterior

É importante o apoio de todos os colegas diexistas, radioamadores e amantes da onda curta para fazer chegar as suas mensagens, enfatizar a importância da onda curta e a necessidade de aumentar a presença em diversas bandas, complementando com os conteúdos digitais.

Começa uma nova etapa de rae, Argentina ao mundo, com muitas idéias e desafios pela frente e onde a participação de todos os setores relacionados ao nosso ambiente será fundamental para o crescimento e os próximos passos a dar.

É importante destacar que após muitos anos de ser praticamente ignorada, por várias gestões, nesta nova etapa de Rádio Nacional foi tomada a decisão de desenvolver um projeto, com a participação dos excelentes profissionais históricos de rae, a incorporação de profissionais relacionados com Ambientes Digitais e a hipótese de que o assessor executivo da emissora seja adrian korol, que além de ser um nome reconhecido pelo seu trabalho em rádio e TV é, desde há muitos anos, um apaixonado diexista e radioamador.

Nos próximos dias se conhecerá o esquema definitivo de horários, frequências e áreas de destino em todas as línguas.

O lançamento será em um evento a decorrer em 5 de outubro às 19 horas no auditório da Rádio Nacional, sito na rua maipú 555 da cidade autónoma de Buenos Aires, onde esperamos contar com uma forte presença de Todos os diexistas e apaixonados da rádio que há tantos anos mantiveram no alto da atividade, com os avanços tecnológicos, sem perder a magia da rádio.

Todas as ideias, propostas e especialmente a difusão desta notícia será grata.

73 & DX

Rae Argentina ao mundo

Luis Maria barassi - diretor

Adrian Korol - Consultor Executivo

Fonte: Grupo de Radioescutas Argentino

domingo, 18 de setembro de 2016

Rodada dos radioescutas 7107 KHz SSB


Rodada dos radioescutas em 7107 KHz em SSB. 18/09/2016
Local da escuta: Ouro Preto/MG
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Radio România International 15450 KHz


Radio România International 15450 KHz
Local da escuta: Ouro Preto / MG
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

CBN 860 KHz


CBN Rio de Janeiro é uma emissora de rádio brasileira sediada na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera no dial AM 860 kHz, no dial FM 92,5 mHz e é co-geradora da sua programação com a CBN São Paulo. Seus estúdios se localizam na sede do Sistema Globo de Rádio na Glória, juntamente com sua co-irmã Rádio Globo Rio de Janeiro. Seus transmissores para AM estão na Ilha do Pontal, em São Gonçalo e seus transmissores para FM estão na Ilha do Sumaré, no bairro do Rio Comprido.
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL
Local da escuta: Ouro Preto / MG


domingo, 11 de setembro de 2016

Rádio Inconfidência 6010 KHz


Uma rádio para todo o mundo. E para cada um
Cultura, informação, esporte, lazer, prestação de serviços. E, claro, música de primeiríssima qualidade. A Rádio Inconfidência é a rádio que chega até você, onde quer que você esteja.

Operando nos canais AM 880, FM 100,9 e Ondas Curtas 6010, e disponível na Internet, a emissora é o ponto de encontro de quem se interessa pelo que acontece em Minas e com os mineiros. Associada às emissoras da ARPUB, rede de rádios públicas brasileiras, e parceira de importantes veículos internacionais, como a Rádio França Internacional, a Rádio Inconfidência é também fonte de notícias de outros estados brasileiros e de todo o mundo.

Com uma programação variada e atraente, baseada na interação constante com ouvintes, artistas, formadores de opinião e entidades civis organizadas, esta é uma rádio múltipla, que se comunica, cada vez mais e com mais qualidade, com você.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL
ondasdoradiodx.blogspot.com.br/


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Rádio 9 de Julho prejudicada pelo Governo





 Artigo: Francisco Paes de Barros - radialista

Tenho dito reiteradamente que a radiodifusão brasileira continua anacrônica devido à política protecionista dos governos da Nova República. Política essa que privilegia parlamentares concessionários. A bancada dos radiodifusores no Congresso Nacional transformou-se em um poder independente e intocável. Suas emissoras são as principais eleitoras nas eleições municipais, estaduais e federais. Comprometem a representatividade do povo nessas esferas.

 Hoje vou dar um exemplo de que o espírito público e os ideais republicanos têm tido presença tímida na política de radiodifusão dos governos da Nova República. Nada mudou em relação ao tempo da ditadura militar. Os parlamentares e seus herdeiros, donos de rádio e de televisão, querem o poder pelo poder. São os mesmos que serviram à ditadura e hoje dão as cartas.

O exemplo a que me refiro é a Rádio 9 de Julho. No dia 2 de março de 1956, o saudoso dom Carlos Carmelo Vasconcellos, cardeal Motta, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, inaugurou a 9 de Julho.
 Por oportuno, lembro que o Cardeal Motta foi o fundador e um dos principais idealizadores da PUC-SP, em 1946. Ele também fundou o jornal “O São Paulo”. Essas três instituições – universidade, jornal e rádio – têm escrito páginas memoráveis da História do Brasil.

A 9 de Julho, no período que antecedeu sua cassação (1956-1973), era composta de estações de ondas médias (540kHz), curtas e frequência modulada (107,7 MHz). Naquela ocasião, a FM era utilizada internamente como link entre os estúdios e os transmissores. A partir de 1975, as AMs passaram a poder explorar comercialmente seus canais em frequência modulada com programações próprias. Menos a FM 9 de Julho (107,7 MHz) que, então, já estava cassada.
Em 1973, devido à forte oposição que dom Paulo Evaristo cardeal Arns, arcebispo de São Paulo, fazia ao regime militar, denunciando na Rádio 9 de Julho as torturas ocorridas nos porões da repressão, o general Garrastazu Médici, presidente da República, cassou as concessões da emissora católica de São Paulo.

Já na Nova República, o governo Sarney, através do ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, ensaiou devolver a Radio 9 de Julho à Arquidiocese de São Paulo. Mas impôs uma condição: não seria possível voltar para São Paulo e ofereceu uma emissora em Cotia com potência (1 mil watts) bem inferior a que a 9 de Julho possuía antes do seu fechamento. Ela não conseguiria ser ouvida em São Paulo. Dom Paulo Evaristo não aceitou.

O governo Itamar Franco elaborou estudo prevendo a volta da Rádio 9 de Julho para São Paulo e reservou a faixa de 1600 kHz (ondas médias). E, em meados da década de 1990, quando o presidente Fernando Henrique resolveu verdadeiramente devolver a emissora à Igreja, o Cardeal Arns solicitou aos seus assessores um estudo de viabilidade técnica sobre o aumento de potência de 10 mil para 100 mil watts na frequência de 1600 kHz, com o intuito de compensar a perda do sinal que a emissora teria se tivesse aceitado a proposta do governo Sarney. O estudo foi apresentado ao governo FHC, que aprovou o aumento da potência. Consequentemente, anos depois, em 19 de março de 1999, a emissora voltou ao ar, sem a sua FM 107,7MHz.

Há de se registrar que a 9 de Julho foi prejudicada ao ter que mudar para  a frequência de 1600 kHz.  Vale lembrar que, após a cassação, a frequência antiga da 9 de Julho no dial (540 kHz) foi ocupada por uma emissora de propriedade de políticos ligados à ditadura militar. Políticos que conseguiram aumentar a potência de sua emissora de 10 mil para 50 mil watts. Devido à nova potência reservada no AM, aquela emissora passará a ter uma potência de 60 mil watts quando migrar para a FM. Já a Rádio 9 de Julho (AM - 100 mil watts - 1600kHz) ficou com apenas 5 mil watts se quiser migrar para a FM. Com essa potência limitada, seu sinal (som) chegará a poucos quarteirões. É uma tremenda injustiça!

O Plano de Migração do governo Dilma, lançado há três anos, foi feito em razão da dificuldade que o ouvinte tem em sintonizar uma emissora AM nas grandes cidades, geralmente sob muita interferência. As emissoras AM terão de optar: continuar nessa faixa ou migrar para a FM. O futuro das AMs que não migrarem é incerto, se bem que elas poderão pedir socorro para as redes sociais.

Dom Cláudio cardeal Hummes, então, arcebispo de São Paulo, pediu ao governo Lula, sem sucesso, a devolução da FM 9 de Julho -107,7MHz (1954-1973), cassada pelos militares.
 Resumindo, as ondas médias, curtas e de frequência modulada foram cassadas pela ditadura militar. O governo Sarney fez uma proposta indecente para a 9 de Julho voltar. Itamar Franco viabilizou a frequência (AM) de 1600 kHz, em São Paulo. O governo Fernando Henrique Cardoso restabeleceu a concessão e autorizou o aumento de potência da estação de ondas médias e não devolveu a FM 107,7MHz. O governo Lula não atendeu ao pedido para restabelecer a concessão da FM 107,7MHz cassada pelos militares. A presidente Dilma Roussef, através de seu plano de migração, não levou em consideração a história da 9 de Julho: ofereceu uma FM de baixíssima potência, que a limita a falar para alguns quarteirões.

Sem perspectiva, nessas condições, a Rádio 9 de Julho será inaudível.
 A radiodifusão brasileira é anacrônica. Exemplo: é insensível às injustiças cometidas contra uma emissora como a 9 de Julho, que dignifica a liberdade de expressão, defende o acesso a todas as informações,  defende os direitos humanos e cumpre rigorosamente o que determina a Constituição do Brasil (promoção da cultura nacional e regional).

Esses fatos me levam a concluir que a história da Rádio 9 de Julho é um estorvo ao status quo político e econômico dominante na política de radiodifusão da Nova República.

Fonte: www.radio9dejulho.com.br/noticia/estorvo-para-nova-republica

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Semana Rádio MEC 80 anos


De 4 a 8 de setembro, participe dos debates ao vivo, direto da Livraria da Travessa.

Em 2016, a Rádio MEC completa 80 anos de história na radiodifusão brasileira. Para comemorar a data, as emissoras farão uma semana especial com debates ao vivo, de 4 a 8 de setembro, diretamente da Livraria da Travessa do Leblon.

A cada dia, um tema será abordado em um bate-papo com convidados especiais, além de atrações musicais, sempre a partir das 20h, no auditório da livraria. Abrindo a semana, no domingo, 4/9, a música clássica é o destaque, com a mesa “Música Clássica: Concertos para a Juventude e um palco aberto para o novo”. Participam o produtor musical e pianista Claudio Dauelsberg, o gerente de Produção de Rádios da EBC, Marcelo Brissac, e o produtor e pesquisador musical Lauro Gomes, com a música do Quarteto cAis (quarteto de cordas formado só por mulheres).

Na segunda, 5/9, o debate volta-se para a “Educação: Das vozes do saber ao saber compartilhado”. Participam a professora e pesquisadora Marlene Blois, a radialista Denise Viola e a jornalista om ênfase na área de rádio e direitos humanos Jaqueline Deister, que foi repórter e produtora do programa Zoasom da MEC AM e Roquette-Pinto FM, e a atração musical é o Som+Eu, projeto social de educação musical para crianças e jovens no Morro da Providência.

E as crianças e jovens também serão pauta da mesa da terça, 6/9: “Infanto-juvenil: Brincando pelos buraquinhos do rádio”. O compositor e ator Tim Rescala e o ator, diretor, produtor e mímico Josué Soares estarão no debate acompanhado pela música da dupla de cantores, atores e contadores de histórias Jujuba e Ana Nogueira.

No feriado de 7/9, quarta-feira, dia do aniversário da Rádio MEC, as artes serão o tema do bate-papo: “Artes: Da Literatura ao audiovisual - as diversas linguagens nas ondas do rádio”. Além da convidada poeta e produtora do circuito de saraus Tagarela, Letícia Brito, ainda haverá um pocket teatro.

Fechando a semana, na quinta, 8/9, a música popular brasileira ganha espaço. O debate fica por conta dos especialistas Ricardo Cravo Albin, Rodrigo Faour e Tiago Alves, e a música fica por conta de Renata Jambeiro, com Lúcio Rodrigues no violão de 7 cordas.

Não perca! A entrada é franca.

Os programas serão gravados e transmitidos nas MEC AM e FM de segunda a sexta-feira, 5 a 9 de setembro.

SERVIÇO:
Semana Rádio MEC 80 anos
Auditório da Travessa do Leblon – Shopping Leblon - Rua Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205 A

Domingo, 04/09 – 20h
Música Clássica: Concertos para a Juventude e um palco aberto para o novo. Ouça aqui este debate na íntegra. 

Segunda-feira, 05/09 – 20h
Educação: Das vozes do saber ao saber compartilhado

Terça-feira, 06/09 – 20h
Infanto-juvenil: Brincando pelos buraquinhos do rádio

Quarta-feira, 07/09 – 20h
Artes: Da Literatura ao audiovisual - as diversas linguagens nas ondas do rádio

Quinta-feira, 08/09 – 20h
MPB: O surgimento e a difusão da música urbana do nosso tempo
Produtor
Adriana Ribeiro, David Isidoro, Jose Freitas, Maíra de Assis, Marina Braz
 
Fonte: EBC

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Rádio Nacional da Amazônia completou 39 anos nesta quinta(1º) de Setembro de 2016





Há 39 anos entrava no ar, a Rádio Nacional da Amazônia, o orelhão da floresta, como descrevem os ouvintes. Orelhão da floresta porque foi o meio mais usado pelos ouvintes para entrar no ar e, muitas vezes, mandar o recado necessário, avisando o parente “Tal dia estou chegando”.

Por outro lado, quanta gente já mandou e teve sua carta lida no ar, nos microfones da Rádio Nacional da Amazônia, neste longo tempo de vida. No ano de 1987, a rádio recebeu um número recorde de cartas. Somente naquele ano, foram dois milhões 843 mil e 48 cartas chegadas nos estúdios.

Aqui mesmo no nosso Em Conta, que tem apenas oito anos de vida, tem horas em que o e-mail se agita mais, porque estamos na época da internet. Recebemos muitos e-mails no período de fazer a declaração do Imposto de Renda, quando temos um especialista convidado para responder às dúvidas. Outro momento de muita procura foi no começo do chamado Esocial, com as novas regras a serem seguidas pelas patroas na Lei das Domésticas.

Mas a gente também recebe cartas até hoje aqui no Em Conta, Rádio Nacional da Amazônia. Algumas, são cartas que nos emocionam. Por exemplo:
Sítio Dedo de Deus. Colônia Santa Rosa. São Félix do Xingu. Pará. Sua ouvinte Marta Souza:
“Gosto do Em Conta e por que? Você fala de forma que a gente entende quem ganha com isso. É o ouvinte. Muito, muito obrigado, Eduardo.”

Outra carta guardada com carinho:
Fazenda Tucumã. Pedra Grande. Almenara. Minas Gerais. Ouvinte Silvani Batista Figueiredo:
“Gosto do jeito como você apresenta o Em Conta. Me ajuda bastante no orçamento mensal e como evitar desperdício. Continue firme e seja cada vez mais você.”

Este Em Conta também apresenta o quarto episódio dos documentários “Amazônia-terra cobiçada” e “Discriminação dos Negros no Mercado de Trabalho no Brasil”.

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.

Fonte: EBC e Redação