domingo, 17 de junho de 2012

Finalmente, chegou meu livro.


 

Ondas curta e Média sem delonga.

 

O livro registra um período da história do rádio no Paraná e, especialmente em Curitiba, e a importância dele no cotidiano nacional, como, até hoje, o maior veículo de comunicação de todos os tempos.

 
Nessa narrativa recheada de histórias e curiosidades, Mazânek relata a história do próprio rádio e de seus primórdios, como a telegrafia e nomes hoje quase esquecidos, como Graham Bell, Maxwell e Hertz. E traz à tona a discussão sobre o inventor do rádio, resgatando o feito do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, que protocolou o pedido de registro da patente antes do italiano Marconi. De maneira simples, porém completa, o livro convida a uma volta no tempo e traz à lembrança os momentos de lazer e entretenimento proporcionados pelas ondas do rádio.

 
Renato Mazânek, também autor do livro "Ao vivo e sem cores -  O nascimento da televisão do Paraná", foi um dos fundadores da rádio Ouro Verde, de Curitiba, passou pela Colombo e dirigiu as rádios Curitibana, Emissora Paranaense, Guairacá, Clube Paranaense e Iguaçu. Mazânek participou da fundação da TV Paranaense - Canal 12, de Curitiba e foi diretor comercial da TV Iguaçu - Canal 4. Como publicitário, dirigiu por 27 anos a Teorema Propaganda. Em 1977, foi premiado na Bienal Internacional de São Paulo, como co-autor do projeto Bóias-Frias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário