sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Observatório Nacional 10.000 KHz


A Divisão Serviço da Hora é responsável, há mais de um século e meio, de manter com a mais alta precisão técnica a determinação, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira; difundindo-a, não só a todo o território nacional, como também no exterior.

As atividades em Metrologia em Tempo e Frequência, que estão a cargo da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, remontam à criação do Imperial Observatório Nacional do Rio de Janeiro, em 1827. Há mais de 180 anos o ON gera, conserva e dissemina a Hora Legal Brasileira (HLB), para todo o território nacional. Desde 1913, através da Lei Nº 2784, que institui o sistema de fuso horário no Brasil, esta atividade passou a ser uma atribuição dada por lei. A geração da hora é realizada através de um conjunto de relógios atômicos de césio, que são comparados entre si continuamente.

O Observatório Nacional disponibiliza por meio da Internet o acesso à sincronização por seus relógios atômicos. Também existem alguns projetos para implantação de rádio difusão de sinais horários.

Estão sendo transmitidos na banda dos 30m na frequência de 10.000KHz e no modo AM os sinais de relógio do Observatório Nacional.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG
 YouTube 
 
 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Super Rádio Tupi 1280 KHz


Super Rádio Tupi é uma emissora de rádio brasileira sediada na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado brasileiro homônimo. Opera no dial AM, na frequência 1280 kHz e no dial FM, na frequência 96.5 MHz, e é geradora da Super Rede Tupi de Rádio. Pertencente aos Diários Associados desde sua criação, atualmente a rádio dedica-se ao entretenimento, jornalismo e à cobertura esportiva. Esta, por sua vez, tem grande destaque, com amplas coberturas de jogos de futebol, por exemplo. Seus estúdios localizam-se na sede carioca dos Diários Associados, no bairro de São Cristóvão. Sua antena de transmissão para AM está no bairro da Itaoca, em São Gonçalo e sua antena de transmissão para FM está no topo do Morro do Sumaré.
A Tupi foi inaugurada no dia 25 de Setembro de 1935, com a presença do inventor do rádio, Guglielmo Marconi que, dez dias antes, havia irradiado o primeiro programa musical com uma orquestra de 120 vozes, que cantou o hino nacional e foi regida pelo maestro Villa Lobos. O apelido da rádio era "Cacique do ar", e tinha por seu prefixo inicial a PRG-3, ou simplesmente, G-3.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG
 YouTube 

 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Rádio Austrália anuncia fim das transmissões em ondas curtas



A Rádio Austrália (ABC), anunciou o fim das transmissões em ondas curtas. Confira abaixo a nota emitida pela emissora.

" O ABC vai terminar seu serviço de transmissão de ondas curtas no Território do Norte e para o público internacional a partir de 31 de janeiro de 2017.

O movimento está em linha com o compromisso da emissora nacional para dispensar tecnologia desatualizada e expandir suas ofertas de conteúdo digital, incluindo rádio digital DAB +, serviços on-line e móveis, juntamente com serviços de FM para audiências internacionais.

A maioria das audiências de ABC no Território do Norte atualmente acessam serviços ABC via AM e FM e todos os serviços de rádio e rádio digital ABC estão disponíveis no serviço de satélite VAST.

Os serviços de onda curta da ABC International atualmente são transmitidos para a PNG e para o Pacífico. As economias realizadas por meio do descomissionamento deste serviço serão reinvestidas em uma rede de transmissores FM mais robusta e uma oferta de conteúdo expandida para a região que incluirá conteúdo de áudio em inglês e em idioma.

Michael Mason, Diretor de Rádio da ABC, disse: "Embora a tecnologia de ondas curtas tenha servido as audiências bem por muitas décadas, agora é quase um século de idade e atende a um público muito limitado. O ABC está buscando eficiências e, ao invés disso, irá atender esse público através da tecnologia moderna ".

O ABC, trabalhando ao lado da SBS, está planejando estender seus serviços de rádio digital em Darwin e Hobart, e tornar permanente o seu ensaio de rádio digital em Canberra. Estendendo o DAB + para as oito capitais do país assegurará que os serviços de rádio digital da ABC podem atingir mais 700.000 pessoas, aumentando o alcance geral da rádio digital ABC para 60% da população australiana.

A ABC Radio também está investigando melhorias de transmissão para tratar lacunas de recepção nos cinco mercados DAB + existentes. Visa assegurar um serviço DAB + resiliente em todas as capitais, com taxas de bits melhoradas e preenchimento onde necessário.

"Estender nossa oferta de DAB + permitirá que o público de todas as cidades capitais da Austrália tenha acesso igualitário à nossa oferta de rádio digital, além de representar uma redução contínua dos custos de transmissão devido a menores custos de transmissão", acrescentou Michael Mason.

O diretor executivo da ABC International, Lynley Marshall, disse que o reinvestimento do fechamento de serviços internacionais de ondas curtas maximizaria as capacidades de transmissão da ABC na região.

"Ao considerar a melhor forma de servir o nosso público regional do Pacífico no futuro, nos afastaremos do legado da distribuição de rádio de ondas curtas", disse Marshall. "Um número cada vez maior de pessoas na região agora tem acesso a telefones celulares com receptores FM eo ABC vai redirecionar fundos para uma oferta de conteúdo estendido e uma rede de distribuição FM robusta para melhor servir ao público no futuro".

Uma vez que a onda curta internacional cessa a transmissão, os ouvintes internacionais podem continuar a acessar os serviços da ABC International através de:

Um fluxo da correia fotorreceptora em: http://www.radioaustralia.net.au/international/listen
Transmissores de FM no país, ver "Ways to Listen" da Rádio Austrália em: http://www.radioaustralia.net.au/international/radio/waystolisten/fiji

O aplicativo Australia Plus expats (disponível no iOS e no Android)

Sites parceiros e aplicativos como www.tunein.com e www.vtuner.com.

O público pode acessar mais informações através da linha de conselhos de recepção 1300 139 994 ou através da ABC Local Radio (Darwin & Alice Springs).

Para maiores informações:

Louise Alley
P: +61 2 8333 2621
Alley.louise@abc.net.au
(ABC Radio consultas)

Nick Leys
P: +61 3 9626 1417
Leys.nick@abc.net.au
(Consultas ABC Internacionais). "  

domingo, 4 de dezembro de 2016

Voice of America (VOA) 13590 KHz


A Voice of America ou VOA é o serviço oficial de radiodifusão internacional financiado pelo Governo Federal dos Estados Unidos e autorizado a operar exclusivamente fora de território americano. É retransmitida em mais de 44 idiomas (via rádio) e 24 idiomas (via televisão) por várias estações ao redor do mundo e está sob supervisão do International Broadcasting Bureau, uma instituição vinculada ao Presidente dos Estados Unidos e que teoricamente garantiria a isenção da VOA perante a política externa norte-americana. A Voz da América tem seus escritórios localizados na 330 Independence Avenue SW, em Washington DC, 20237, nos Estados Unidos.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

sábado, 26 de novembro de 2016

Radyo Pilipinas (Philippines) 12120 KHz


DZRP - Radyo Pilipinas (também conhecido como Voz das Filipinas, então conhecido como Radyo Pagasa). Propriedade do Serviço de Radiodifusão Filipinas.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG



Cartão QSl NHK World Radio Japan





Confirmação recebida:17540 kHz NHK Radio Japan
DADOS DA RECEPÇÃO: 
 
Estação: NHK R. Japan Retransmissora:  Cypress Creek E.U.A
Frequência: 17540 kHz - 16m
Idioma: Português
Data/hora da recepção: 09.09.2016 2140 UTC
Local da sintonia: Ouro Preto / MG
Receptor: Tecsun PL600 
 



 

 

terça-feira, 22 de novembro de 2016

O guia dos dexistas


A renomada Motobras lançou um livro digital Ebook: "O guia dos dexistas: Tudo que o apaixonado por rádios precisa saber" está disponível para leitura neste link Você pode acessá-lo a qualquer momento!

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Rádio Havana Cuba | Concurso "Aniversário 55 de RHC"



Por ocasião do aniversário 55 da fundação da nossa emissora, Rádio Havana Cuba, convidamos todos os ouvintes a participar do concurso para comemorar esse acontecimento.
A pergunta que devem responder é a seguinte:
QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE A PERMANÊNCIA DE RÁDIO HAVANA CUBA NAS ONDAS CURTAS AO LONGO DESTES 55 ANOS E COMO AVALIA SUA PROGRAMAÇÃO?
Serão entregues cinco prêmios e 50 menções, com peças do artesanato cubano e lembranças da nossa emissora. O prazo de admissão vence em 31 de dezembro de 2016.
Envie seu trabalho a: Rádio Havana Cuba, Caixa Postal 6240, Havana, Cuba, ou para o endereço eletrônico radiohc@enet.cu
 Editado por Yusvel Ibáñes Salas

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Seja sócio da Associação DX do Brasil (ADXB)






Seja sócio da Associação DX do Brasil ou renove a sua anuidade (12 meses) e usufrua de toda a comodidade de fazer parte do clube dexista mais interativo do Brasil. Você receberá o boletim mensal e todo o material impresso que formos produzindo que é enviado mensalmente para o seu endereço postal, Também participará de todos os sorteios que o clube realizar durante o ano, sendo que no mês que ganhar  um brinde o seu material impresso seguirá de forma registrada. Você também terá acesso irrestrito a todo o conteúdo online do clube na internet, que está disponível apenas para os associados do clube.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Encontro DX Especial 30º Aniversário - 05/11/2016


Sábado dia 05 de novembro programa especial comemorando o 30º aniversário do programa Encontro DX. Fiquem na escuta. Se houver condições técnicas, responderemos contatos dos ouvintes pelo facebook da emissora.
Rádio Aparecida - Aparecida - SP
Sábado: das 19:00 às 20:00 horas - Horário de Brasilia. 22:00 UTC. Programa tradicional do rádio brasileiro que aborda o tema rádio. Sintonize em ondas médias, curtas e tropical, satélite e internet pelo portal.
www.a12.com

Frequências em Ondas Curtas (OC)
60 metros - 5.035 KHz
49 Metros - 6.135 KHz
31 Metros - 9.630 KHz
25 Metros -11.855 KHz
Site: http://www.a12.com/radio-aparecida 
 
 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Temer autoriza migração de 240 rádios AM para a faixa FM


Termo aditivo foi assinado nesta segunda (7) em evento no Planalto. Segundo governo, rádios FM tem maior qualidade e menor custo de operação.

O presidente da República, Michel Temer, assinou nesta segunda-feira (7), em evento no Palácio do Planalto, um termo aditivo que autoriza a migração de 240 rádios AM para a faixa FM. Agora, as emissoras que assinaram o termo devem apresentar um projeto técnico de instalação das novas frequências e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma permissão de uso. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a faixa FM tem vantagens em relação à AM, entre as quais melhor qualidade de áudio, redução de custos de operação e manutenção e integração com aparelhos digitais, como tablets e celulares. A migração começou por meio de um decreto assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2013 e já tem a adesão de 1.386 das 1.781 estações AM existentes no país, ou seja 77% do total, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

De acordo com informações do G1, os custos da mudança são arcados pelas próprias emissoras e, segundo o governo, varia de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões dependendo do alcance da rádio, além do Produto Interno Bruto (PIB), renda e consumo do município em que está instalada. A cerimônia, nesta segunda em que também se comemora o Dia do Radialista, contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet.

sábado, 5 de novembro de 2016

Programa especial 30º aniversário do programa Encontro DX



Sábado dia 05 de novembro programa especial comemorando o 30º aniversário do programa Encontro DX. Fiquem na escuta. Se houver condições técnicas, responderemos contatos dos ouvintes pelo facebook da emissora.

Rádio Aparecida - Aparecida - SP
Sábado: das 19:00 às 20:00 horas - Horário de Brasilia. 22:00 UTC. Programa tradicional do rádio brasileiro que aborda o tema rádio. Sintonize em ondas médias, curtas e tropical, satélite e internet pelo portal.
www.a12.com

Frequências em Ondas Curtas (OC)
60 metros - 5.035 KHz
49 Metros - 6.135 KHz
31 Metros - 9.630 KHz
25 Metros -11.855 KHz
Site: http://www.a12.com/radio-aparecida

Dia do Radioamador 5 de Novembro



O Dia do Radioamador é comemorado anualmente em 5 de Novembro, no Brasil.
A data homenageia a atividade do radioamadorismo, uma prática de manutenção de uma estação de radiocomunicação alternativa, com o objetivo de estabelecer contato com comunidades longínquas ou isoladas e auxiliar às autoridades na propagação de comunicados sobre situações de risco ou calamidades públicas.
O radioamadorismo também é usado para entretenimento, transmitindo comunicações informais entre um grupo de pessoas. As pessoas que praticam o radioamadorismo são chamadas de radioamadores.

Origem do Dia do Radioamador

O Dia do Radioamador é comemorado em 5 de novembro em homenagem ao Decreto nº 16.657, publicado exatamente nesta data em 1924, que regulamentava as estações de radioamadores no Brasil. Até então, o radioamadorismo era considerado clandestino.
No entanto, até o ano de 1968, o Dia do Radioamador no Brasil era celebrado anualmente em 22 de outubro.
Isso porque, em 22 de outubro de 1934, foi feita a primeira sessão da Assembleia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, que fundiram suas entidades e criaram a LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.
Os radioamadores ainda comemoram o Dia Mundial do Radioamador, anualmente em 18 de abril. A data foi estabelecida em homenagem a fundação da IARU - International Amateur Radio Union.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Voz do Brasil estreia hoje em novo formato


Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil


Estreia hoje (31), com nova roupagem, o programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em seu novo formato, o programa de rádio mais antigo do Brasil será mais interativo e próximo do cidadão. Haverá novos quadros, com jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes. Uma das grandes mudanças será a maior participação da audiência.

A ideia é oferecer um programa que lembre menos o formato solene e distante de décadas anteriores e tenha uma linguagem menos formal, mais próxima do cidadão. O programa contará com novos apresentadores - Airton Medeiros e Gláucia Gomes. “A ideia da nova Voz do Brasil é aproximar o cidadão, trazê-lo mais para perto da notícia, da informação. Fazer com que o cidadão interaja com o que fazemos aqui na EBC. A gente não pode estar distante”, diz Gláucia à Agência Brasil.

Os ouvintes poderão tirar dúvidas sobre programas sociais, sobre o trabalho do presidente da República e ministros ou esclarecer informações, como tirar documentos, por exemplo, além de fazer perguntas para os integrantes do Poder Executivo. O programa abrirá canais de e-mail e telefone, além de um número de WhatsApp para interagir com o público. Pelo aplicativo, os ouvintes poderão enviar mensagens para a produção pelo número 61 99862-7345.

A “Voz”, como é chamada nos corredores da EBC, tem especial importância para as regiões afastadas dos grandes centros do país. São nos locais onde as rádios comerciais não investem na informação que o programa cumpre papel fundamental. “É a prestação de serviço daquilo que o cidadão precisa na vida dele, lá na cidadezinha onde mora. Precisamos trazer a Voz do Brasil para perto desse cidadão. Essa nova linguagem e as informações essenciais são para que o cidadão possa saber o que o governo federal está fazendo para ele”, acrescenta a locutora.

Veiculado diariamente (exceto aos sábados, domingos e feriados) das 19h às 20h, os primeiros 25 minutos são dedicados às notícias sobre o Poder Executivo. As mudanças da nova Voz do Brasil se darão nessa primeira parte do programa. A produção dos demais 35 minutos é de responsabilidade dos Poderes Legislativo e Judiciário. A Voz do Brasil alcança hoje cerca de 60 milhões de brasileiros e é transmitida em todas as emissoras de rádio do país.

História
Com 81 anos, A Voz do Brasil é o programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em execução. Essa marca lhe rendeu um espaço no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 1995. Em julho de 1935 foi criado o Programa Nacional, para divulgação dos atos do Estado novo, da era Vargas.

Três anos depois, o Programa Nacional deu lugar à Hora do Brasil, quando passou a ter veiculação obrigatória nas rádios do país, com o horário fixo das 19h às 20h. Em seus primeiros anos, o programa abria espaço para a arte, com execução de músicas e transmissão de radionovelas. Em 1961, o presidente Jânio Quadros costumava usar o programa para transmitir recados escritos por ele de última hora.

O nome A Voz do Brasil foi adotado a partir de 1971. Ao longo dos anos, passou por reformulações. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. A abertura do programa, quando uma voz masculina imponente dizia “em Brasília, 19 horas”, tornou-se marca de A Voz do Brasil. Aos poucos, o bordão foi sendo flexibilizado e foram incluídas novas frases de abertura, como “Está no ar a sua voz, a nossa voz, a Voz do Brasil”. Mas, para os fãs do bordão original, uma boa notícia: ele vai voltar.

O Guarani
Apesar de criada no século 19 e aclamada na ocasião de sua estreia, em 1870, em Milão, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, é mais conhecida como o tema de abertura de A Voz do Brasil. A ópera é extensa, com quatro atos, mas os acordes mais conhecidos são os de sua abertura. Os primeiros segundos da peça de Gomes foram escolhidos para anunciar a entrada do programa no ar. O tema de abertura se tornou uma das marcas mais conhecidas do programa.

A ópera foi exibida em sua versão original por décadas. Posteriormente, releituras foram feitas em diferentes estilos, sempre remetendo à cultura nacional. Versões de samba, axé e capoeira já foram usadas no programa. A nova versão, que estreia hoje, remete à música clássica, mas traz uma orquestração nova, mais moderna e com ares de telejornal.

Edição Graça Adjuto


Rádio Brasil Central planeja revitalizar transmissores






Presidente da ABC visita instalações da torre e transmissores dos veículos de comunicação da agência


Após receber as comissões que foram criadas para otimizar a gestão da Agência Brasil Central (ABC), o presidente Humberto Tannús Júnior visitou a estação transmissora da Rádio Brasil Central AM que opera nas frequências 1270 KHz (OM – Onda Média, OT – Onda Tropical e a OC – Onda Curta). Os equipamentos estão instalados na fazenda Bananal, região Nordeste da capital goiana, de propriedade do governo estadual, desde o ano de l984, quando foram adquiridos para melhorar a potência e qualidade do som produzido pela AM.

Segundo a comissão que discute a revitalização das rádios da ABC, estes mesmos equipamentos já estão obsoletos, sendo necessário um novo transmissor para melhorar o sinal da rádio e acabar com as interferências de ruídos ou até mesmo com a falta de sinal, principalmente em Goiânia e região metropolitana.

Acompanhado da diretora de Telerradiodifusão, Abadia Lima, Tannús seguiu ainda para o Morro do Mendanha, onde está instalada a torre que suporta as antenas da RBC FM e TBC (canal 13 analógico e 31 digital). No Mendanha, as instalações da TBC também atendem a Fundação UFG (canal 14), a Fundação Boas Novas (canal 29) e a TV Assembleia. “São necessárias melhorias e iremos implantá-las de forma gradativa”, destacou o presidente da ABC.

domingo, 30 de outubro de 2016

Programa ENCONTRO DX 29/10/2016


PROGRAMA ENCONTRO DX
Rádio Aparecida - Aparecida - SP
Sábado: das 19:00 às 20:00 horas - Horário de Brasilia. 22:00 UTC. Programa tradicional do rádio brasileiro que aborda o tema rádio. Sintonize em ondas médias, curtas e tropical, satélite e internet pelo portal.
www.a12.com

Frequências em Ondas Curtas (OC)
60 metros - 5.035 KHz
49 Metros - 6.135 KHz
31 Metros - 9.630 KHz
25 Metros -11.855 KHz
Site: http://www.a12.com/radio-aparecida


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Urgente: Flexibiização da Voz do Brasil é aprovada na Comissão Mista do Congresso Nacional



Brasília - Medida Provisória 742/16 foi aprovada nesta quarta-feira (19). ABERT já informa os associados.
Uma notícia importante e histórica para o rádio brasileiro. A Medida Provisória 742/16 que flexibilizou o horário do programa A Voz do Brasil durante os jogos olímpicos e paralímpicos foi aprovada, nesta quarta-feira (19), na Comissão Mista do Congresso Nacional. Em resumo: o ato de flexibilizar o horário de transmissão da Voz do Brasil nas rádios de todo o país será permanente, seguindo a regra de veiculação entre 19h00 e 22h00.

A ABERT, uma das principais entidades que representa a radiodifusão nacional, emitiu no início da noite de hoje (19) um comunicado emergencial informando sobre a decisão. Segundo a entidade e o texto aprovado, de relatoria do deputado José Rocha (PR-BA), o programa deverá ser retransmitido sem cortes com início às 19h00, pelas emissoras educativas; e entre 19h00 e 21h00, pelas emissoras comerciais e comunitárias.
 
Para ser uma realidade no rádio,  o texto ainda deverá ser analisado e votado no plenário da Câmara dos Deputados e, depois, no plenário do Senado.
 
Em comunicado, Luis Roberto Antonik (diretor geral da ABERT), destaca que “essa conquista é um mérito da radiodifusão, que dá ao ouvinte a chance de acompanhar a programação da emissora, garantindo assim, uma maior audiência. Todavia, ainda demandará forte mobilização do setor para obter a aprovação definitiva nos plenários da Câmara e do Senado”.
 
“É uma enorme conquista para o rádio e, principalmente, para a sociedade. O ouvinte tem que ter a liberdade de escutar o que quiser às 19h. Quem gosta de música, ouvirá uma rádio que esteja tocando música, quem gosta de notícia, a mesma coisa, e quem prefere as informações da Voz do Brasil, também terá inúmeras emissoras para acompanhar o programa”, afirma Antonik.
 
“A flexibilização permanente do horário da Voz do Brasil é uma antiga demanda da ABERT, que não poupou esforços, mobilizando parlamentares e representantes do setor para a questão. Em pleitos anteriores da Associação, o governo federal autorizou a flexibilização durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio 2016”, diz o comunicado emitido hoje pela ABERT.
 
Fonte: http://tudoradio.com/noticias/ver/16272-urgente-flexibiizacao-da-voz-do-brasil-e-aprovada-na-comissao-mista-do-congresso-nacional

domingo, 16 de outubro de 2016

Radio Algerienne (Algeria) 12060 KHz em árabe


O argelino Radio (oficialmente: empresa de radiodifusão sonora Nacional , abreviado ENRS ) é uma empresa pública responsável pelo serviço público de radiodifusão para a Argélia . Rádio argelina foi criado em 1986 , quando seu antecessor argelino Television Broadcasting (RTA), fundada em 1962 , separados em duas empresas separadas, televisão e radiodifusão.

Ele tem três estações de rádio nacionais, duas estações temáticas, uma estação internacional (Radio Argélia internacionais) e 46 estações regionais. Esta organização, que reivindica 20 milhões de ouvintes na Argélia , transmite em árabe , berbere e francês . O ENRS é um membro da União Europeia de Radiodifusão .

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG
 Canal: Youtube

 

Deputado do PSDB quer acabar com a Voz do Brasil






“Não faz mais sentido obrigar que as emissoras de rádio retransmitam as informações produzidas pelo Estado, quando ele dispõe de meios próprios para divulgar suas atividades (TV Justiça, TV Câmara, TV Senado, páginas institucionais na rede mundial de computadores, etc.)”. Com essa argumentação, o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSDB-PR) formulou o projeto de lei que visa acabar com a obrigatoriedade de transmissão do programa "A Voz do Brasil", que vai ao ar de segunda a sexta, das 19h às 20h.
 
Registrado com o número 6230/2016 e aguardando despacho do presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o projeto proposto pelo parlamentar tucano relembra que a "Voz do Brasil" foi criada em 1935, época em que o país estava sob comando de Getúlio Vargas. Na justificativa, o político paranaense reforça que a ideia do programa estatal surgiu com funções ditatoriais, de espalhar para todos os cantos do Brasil informações que seriam de interesses do governo federal, o que vai – em sua avaliação – contra o sistema atual.
 
“Regimes democráticos são caracterizados pela liberdade de informação jornalística e obrigar um veículo de comunicação social a transmitir um dado conteúdo viola sua liberdade de informar. Os veículos de comunicação social existem para fiscalizar a atuação dos poderes públicos e não para se tornarem instrumentos forçados de propaganda”, pontua Paulo Eduardo Martins, que assumiu – na condição de suplente - uma cadeira no Congresso em março deste ano, quando ainda era filiado ao PSC, partido pelo qual disputou as eleições de 2014.
 
Paulo Eduardo Martins destaca, ainda, que atualmente há inúmeras ações judiciais promovidas por emissoras de rádio que visam a flexibilidade do horário de transmissão. Atualmente, algumas estações radiofônicas no estado de São Paulo não levam a atração ao ar devido a liminares concedidas pelo Judiciário, casos da Rádio Bandeirantes e da Energia 97. Para o parlamentar, a obrigatoriedade de transmitir o programa das 19h às 20h interfere na grade dos veículos em um dos horários “mais nobres do sistema de radiodifusão”.
 
O projeto de lei apresentado pelo tucano sinaliza que a obrigatoriedade da "Voz do Brasil" prejudica, sobretudo, os ouvintes que se deslocam do serviço para casa e são privados de acompanhar informações locais. Além disso, com a perda “potencial de grande audiência”, as emissoras sofrem - segundo analisado pelo parlamentar - com “enormes prejuízos”. Pensando em acabar com isso, o deputado reforça o desejo de fazer com que a veiculação do programa seja facultativa, com cada emissora escolhendo livremente se levará ou não a produção ao ar, no horário que bem entender.
 
Voz do Brasil
 
No ar há 81 anos, o programa "A Voz do Brasil" é produzido de segunda a sexta-feira e apresenta, durante uma hora, informações relacionadas aos poderes da instância federal. O programa dedica – diariamente – 25 minutos ao Executivo, 5 minutos ao Judiciário, 10 minutos ao Senado e 20 minutos à Câmara dos Deputados. Apesar da obrigatoriedade, a flexibilização do horário de transmissão aconteceu recentemente durante as realizações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro e, dois anos antes, no período da Copa do Mundo sediada no Brasil.
 
Fonte:  http://www.parlamentopb.com.br/Noticias/?deputado-do-psdb-quer-acabar-com-a-voz-do-brasil-15.10.2016

sábado, 8 de outubro de 2016

Rádio Manhumirim AM 780 KHz


A Rádio Manhumirim foi fundada no município de Manhumirim-MG na década de 1950 e, desde então, vem se manifestando como importante meio de comunicação, com destaque para sua programação voltada para a formação e informação. Em quase cinco décadas de existência, a emissora esteve presente em  momentos  marcantes  da  história  do  município  e  da  região, promovendo  mobilização  social  e contribuindo  para  a  construção  da  identidade  local.

Em  1951,  nasce  a Rádio  Sociedade  “A  voz  de  Manhumirim  Ltda”através do registro de contrato na Junta Comercial do  Estado  de  MG,  a  aprovação  oficial  da instalação da rádio só se oficializou após 04 anos. A  inauguração  da  emissora  se  deu  em  1957 com  celebração  de  missa  campal  e  diversos shows.

A transferência das quotas de Alair José Dias e José  Teixeira  Porcino  para  o  Pe.  Luís  Bueno  dos Santos ocorreu em 1969. Em setembro de 1980 o Pe.  José  Múcio  Gonçalves  de  Souza passa  a exercer o cargo de diretor responsável da editora. Para  transferir  a  Rádio  Sociedade  “A  Voz  de Manhumirim  Ltda”  para  Rádio  Manhumirim  da Fundação Bom Jesus foi assinado pelo presidente da República José Sarney o Decreto n. 97534 em 1989. 

Percorrendo  ainda  a  história tem-se  em 1990  a  2º  Diretoria  da  Fundação.  Em  1994 assume  a  3º  Diretoria.  Em  2000, dentro  de  seu projeto  de  expandir  seu  alcance,  foi  realizada  acompra  de  um  novo transmissor  de  10000 WATTS, muito mais potente, oferecendo o sinal da Rádio  Manhumirim  a municípios  de  Minas  Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
 
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG
Canal: Youtube

 

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

NHK WORLD Radio Japan 17540 KHz


A NHK é a única emissora pública do Japão, tendo iniciado suas transmissões radiofônicas em 1925. A NHK é financiada através do pagamento de taxas provenientes de lares que possuem aparelhos de TV, tendo como objetivo possibilitar transmissões idôneas, livres da influência política ou de organizações privadas, e dando prioridade à opinião do público telespectador.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG
Canal: Youtube
 
 

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Rádio Vaticano 13765 KHz


Rádio Vaticano (em latim: Statio Radiophonica Vaticana, em italiano: Radio Vaticana) é a emissora de rádio da Santa Sé.

Fundada pelo Papa Pio XI e encarregada a Guglielmo Marconi, em 1931, teve a primeira transmissão em 12 de fevereiro de 1931.

Transmite em 45 idiomas.

Suas transmissões são efetuadas por Ondas Curtas, Ondas Médias, Freqüência Modulada - FM (Zona de Roma e Lácio), com re-transmissão de sinal através da Internet - rádio digital. Sua direção está a cargo dos jesuítas.

Localidade: Transmissor esta localizado em Santa Maria di Galeria no Vaticano (Europa).

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

Canal: Youtube


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Rádio UFOP Educativa FM 106,3 MHz


Criada no dia 21 de agosto de 1998, a Rádio UFOP Educativa é sintonizada na frequência FM 106,3 MHz. A rádio apresenta uma programação variada, com atrações musicais, esportivos e boletins diários, que informam aos ouvintes notícias sobre a universidade e a comunidade.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

Canal: Youtube 

 

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Rádio Aparecida 6135 KHz


A Rádio Aparecida é uma estação de rádio brasileira da cidade de Aparecida, São Paulo. Encabeça a Rede Católica de Rádio. Opera em OM, OC e OT. O sinal é enviado também via satélite em parceria com a RCR.

Frequência(s)
OM:
820 kHz
OT:
5035 kHz (60m)
OC:
6135 kHz (49m)
9630 kHz (31m)
11855 kHz (25m)

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

Canal: Youtube 

 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

China Radio International 9865 KHz


A Rádio Internacional da China (CRI) (chinês: 中国国际广播电台, pinyin: Zhōngguó Guójì Guǎngbō Diàntái, ou em inglês: China Radio International) é uma emissora de radiodifusão internacional da República Popular da China, sediada em Babaoshan, um subdistrito de Pequim. Anteriormente conhecida como Radio Beijing e originalmente Radio Peking, foi fundada a 3 de dezembro de 1941.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG

Canal: Youtube


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Rádio Bandeirantes 11925 KHz


Rádio Bandeirantes. Brasil / São Paulo  11.925 KHz na banda de 25 metros.
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL | Ouro Preto / MG
Canal: Youtube


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Rae-Radiodifusão Argentina ao exterior se torna Rae-Argentina ao mundo







Começa uma nova etapa na história de rae, que tornar-se-á de rae-Radiodifusão Argentina ao exterior rae Argentina ao mundo, atualizando o conceito de nosso sinal internacional.

Resultado de imagem para radiodifusão Argentina ao exterior

Entre as novidades está a decisão de manter a presença em ondas curtas (frequências de 15345 e 11710 desde a planta transmissora de geral Pacheco, onde hoje em dia temos algumas restrições técnicas na etapa de modulação mas com o desafio de resolver E aumentar a nossa presença em ondas curtas.

Continuamos a transmitir em 8 línguas, agora com uma programação homogénea, que terá a sua coerência no que se refere aos conteúdos com o contributo específico de cada língua com suas particularidades. A nova programação é transmitido de segunda a segunda

Cada língua terá uma emissão diária de 55 minutos em onda curta e uma repetição.

Além disso, a emissão diária estará disponível na nova web de rae Argentina ao mundo, onde haverá oito microsites, um para cada idioma. Lá encontrarão a emissão diária em streaming as 24 horas do dia em todos os idiomas.

Também desenvolver aplicações específicas de rae para dispositivos móveis, e numa segunda fase um programa de podcast diferenciados e difusão de programas de rae em estações locais de outros países. Também estará disponível para download "On demand" os programas dos últimos dias.

Outra novidade é a incorporação de 6 canais de música Argentina em cada hotsite, separados por gênero (Tango, folclore, rock, popular, Jazz / fusão e clássica) que funcionam 24 horas por dia, com playlist em constante crescimento e estética De Rádio, ou seja, com apresentação e dados adicionais de contexto das obras musicais incorporadas. Deste modo, durante as 24 horas do dia, podem ser ouvidas por exemplo as melhores obras de Charly Garcia, yupanqui, piazzolla, Sandro, malosetti, a camerata bariloche, anunciadas em diversos idiomas, com formato de rádio. Isto com base no novo design e ao desenvolvimento do que denominamos rae digital.

A programação diária abrange diversos temas desenvolvidos em conjunto com o novo equipamento de produção de rae e os equipamentos de cada língua. Depois do boletim de notícias, e com a inclusão de música e comprimidos de interesse geral especificas

Além disso, teremos uma nova sinal de intervalo

O esquema básico de programação em todos os idiomas será:

Segunda-feira futebol nosso / tango argentino

Terça-feira argentinos sem fronteiras / a folclórica

Quarta-feira a conversa / rotas argentinas

Quinta-feira bem-vindos / ciência e tecnologia

Sexta-feira ginásio poliesportivo / histórias em comum

Os sábados se irradiará e um resumo da semana e depois actualidade dx. Com. Ar o novo espaço dedicado ao dx, a rádio, os meios de comunicação social e as tecnologias da informação.

Este programa será produzido e apresentado em espanhol por Arnaldo Slaen e o diretor de rae Luis Maria barassi com informação radiofónica e das tecnologias aplicadas à comunicação, material de áudio, entrevistas, etc. O programa terá uma duração estimada entre 25 e 30 minutos.

Este formato será emitido também nos vários idiomas, e estará disponível não só na web de rae, mas também nos espaços dedicados a difundir conteúdos dx na web com atualização semanal.

Finalmente domingo será o dia do programa a ponte, um espaço semanal especial e informal, no qual se privilegiará o contacto com os ouvintes, a música e as entrevistas. O programa pretende ser um magazine em homenagem aos clássicos da radiodifusão internacional como a estação da alegria e outros ciclos semelhantes que fizeram história na radiodifusão internacional.

Resultado de imagem para radiodifusão Argentina ao exterior

É importante o apoio de todos os colegas diexistas, radioamadores e amantes da onda curta para fazer chegar as suas mensagens, enfatizar a importância da onda curta e a necessidade de aumentar a presença em diversas bandas, complementando com os conteúdos digitais.

Começa uma nova etapa de rae, Argentina ao mundo, com muitas idéias e desafios pela frente e onde a participação de todos os setores relacionados ao nosso ambiente será fundamental para o crescimento e os próximos passos a dar.

É importante destacar que após muitos anos de ser praticamente ignorada, por várias gestões, nesta nova etapa de Rádio Nacional foi tomada a decisão de desenvolver um projeto, com a participação dos excelentes profissionais históricos de rae, a incorporação de profissionais relacionados com Ambientes Digitais e a hipótese de que o assessor executivo da emissora seja adrian korol, que além de ser um nome reconhecido pelo seu trabalho em rádio e TV é, desde há muitos anos, um apaixonado diexista e radioamador.

Nos próximos dias se conhecerá o esquema definitivo de horários, frequências e áreas de destino em todas as línguas.

O lançamento será em um evento a decorrer em 5 de outubro às 19 horas no auditório da Rádio Nacional, sito na rua maipú 555 da cidade autónoma de Buenos Aires, onde esperamos contar com uma forte presença de Todos os diexistas e apaixonados da rádio que há tantos anos mantiveram no alto da atividade, com os avanços tecnológicos, sem perder a magia da rádio.

Todas as ideias, propostas e especialmente a difusão desta notícia será grata.

73 & DX

Rae Argentina ao mundo

Luis Maria barassi - diretor

Adrian Korol - Consultor Executivo

Fonte: Grupo de Radioescutas Argentino

domingo, 18 de setembro de 2016

Rodada dos radioescutas 7107 KHz SSB


Rodada dos radioescutas em 7107 KHz em SSB. 18/09/2016
Local da escuta: Ouro Preto/MG
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Radio România International 15450 KHz


Radio România International 15450 KHz
Local da escuta: Ouro Preto / MG
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

CBN 860 KHz


CBN Rio de Janeiro é uma emissora de rádio brasileira sediada na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera no dial AM 860 kHz, no dial FM 92,5 mHz e é co-geradora da sua programação com a CBN São Paulo. Seus estúdios se localizam na sede do Sistema Globo de Rádio na Glória, juntamente com sua co-irmã Rádio Globo Rio de Janeiro. Seus transmissores para AM estão na Ilha do Pontal, em São Gonçalo e seus transmissores para FM estão na Ilha do Sumaré, no bairro do Rio Comprido.
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL
Local da escuta: Ouro Preto / MG


domingo, 11 de setembro de 2016

Rádio Inconfidência 6010 KHz


Uma rádio para todo o mundo. E para cada um
Cultura, informação, esporte, lazer, prestação de serviços. E, claro, música de primeiríssima qualidade. A Rádio Inconfidência é a rádio que chega até você, onde quer que você esteja.

Operando nos canais AM 880, FM 100,9 e Ondas Curtas 6010, e disponível na Internet, a emissora é o ponto de encontro de quem se interessa pelo que acontece em Minas e com os mineiros. Associada às emissoras da ARPUB, rede de rádios públicas brasileiras, e parceira de importantes veículos internacionais, como a Rádio França Internacional, a Rádio Inconfidência é também fonte de notícias de outros estados brasileiros e de todo o mundo.

Com uma programação variada e atraente, baseada na interação constante com ouvintes, artistas, formadores de opinião e entidades civis organizadas, esta é uma rádio múltipla, que se comunica, cada vez mais e com mais qualidade, com você.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos - PY4086SWL
ondasdoradiodx.blogspot.com.br/


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Rádio 9 de Julho prejudicada pelo Governo





 Artigo: Francisco Paes de Barros - radialista

Tenho dito reiteradamente que a radiodifusão brasileira continua anacrônica devido à política protecionista dos governos da Nova República. Política essa que privilegia parlamentares concessionários. A bancada dos radiodifusores no Congresso Nacional transformou-se em um poder independente e intocável. Suas emissoras são as principais eleitoras nas eleições municipais, estaduais e federais. Comprometem a representatividade do povo nessas esferas.

 Hoje vou dar um exemplo de que o espírito público e os ideais republicanos têm tido presença tímida na política de radiodifusão dos governos da Nova República. Nada mudou em relação ao tempo da ditadura militar. Os parlamentares e seus herdeiros, donos de rádio e de televisão, querem o poder pelo poder. São os mesmos que serviram à ditadura e hoje dão as cartas.

O exemplo a que me refiro é a Rádio 9 de Julho. No dia 2 de março de 1956, o saudoso dom Carlos Carmelo Vasconcellos, cardeal Motta, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, inaugurou a 9 de Julho.
 Por oportuno, lembro que o Cardeal Motta foi o fundador e um dos principais idealizadores da PUC-SP, em 1946. Ele também fundou o jornal “O São Paulo”. Essas três instituições – universidade, jornal e rádio – têm escrito páginas memoráveis da História do Brasil.

A 9 de Julho, no período que antecedeu sua cassação (1956-1973), era composta de estações de ondas médias (540kHz), curtas e frequência modulada (107,7 MHz). Naquela ocasião, a FM era utilizada internamente como link entre os estúdios e os transmissores. A partir de 1975, as AMs passaram a poder explorar comercialmente seus canais em frequência modulada com programações próprias. Menos a FM 9 de Julho (107,7 MHz) que, então, já estava cassada.
Em 1973, devido à forte oposição que dom Paulo Evaristo cardeal Arns, arcebispo de São Paulo, fazia ao regime militar, denunciando na Rádio 9 de Julho as torturas ocorridas nos porões da repressão, o general Garrastazu Médici, presidente da República, cassou as concessões da emissora católica de São Paulo.

Já na Nova República, o governo Sarney, através do ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, ensaiou devolver a Radio 9 de Julho à Arquidiocese de São Paulo. Mas impôs uma condição: não seria possível voltar para São Paulo e ofereceu uma emissora em Cotia com potência (1 mil watts) bem inferior a que a 9 de Julho possuía antes do seu fechamento. Ela não conseguiria ser ouvida em São Paulo. Dom Paulo Evaristo não aceitou.

O governo Itamar Franco elaborou estudo prevendo a volta da Rádio 9 de Julho para São Paulo e reservou a faixa de 1600 kHz (ondas médias). E, em meados da década de 1990, quando o presidente Fernando Henrique resolveu verdadeiramente devolver a emissora à Igreja, o Cardeal Arns solicitou aos seus assessores um estudo de viabilidade técnica sobre o aumento de potência de 10 mil para 100 mil watts na frequência de 1600 kHz, com o intuito de compensar a perda do sinal que a emissora teria se tivesse aceitado a proposta do governo Sarney. O estudo foi apresentado ao governo FHC, que aprovou o aumento da potência. Consequentemente, anos depois, em 19 de março de 1999, a emissora voltou ao ar, sem a sua FM 107,7MHz.

Há de se registrar que a 9 de Julho foi prejudicada ao ter que mudar para  a frequência de 1600 kHz.  Vale lembrar que, após a cassação, a frequência antiga da 9 de Julho no dial (540 kHz) foi ocupada por uma emissora de propriedade de políticos ligados à ditadura militar. Políticos que conseguiram aumentar a potência de sua emissora de 10 mil para 50 mil watts. Devido à nova potência reservada no AM, aquela emissora passará a ter uma potência de 60 mil watts quando migrar para a FM. Já a Rádio 9 de Julho (AM - 100 mil watts - 1600kHz) ficou com apenas 5 mil watts se quiser migrar para a FM. Com essa potência limitada, seu sinal (som) chegará a poucos quarteirões. É uma tremenda injustiça!

O Plano de Migração do governo Dilma, lançado há três anos, foi feito em razão da dificuldade que o ouvinte tem em sintonizar uma emissora AM nas grandes cidades, geralmente sob muita interferência. As emissoras AM terão de optar: continuar nessa faixa ou migrar para a FM. O futuro das AMs que não migrarem é incerto, se bem que elas poderão pedir socorro para as redes sociais.

Dom Cláudio cardeal Hummes, então, arcebispo de São Paulo, pediu ao governo Lula, sem sucesso, a devolução da FM 9 de Julho -107,7MHz (1954-1973), cassada pelos militares.
 Resumindo, as ondas médias, curtas e de frequência modulada foram cassadas pela ditadura militar. O governo Sarney fez uma proposta indecente para a 9 de Julho voltar. Itamar Franco viabilizou a frequência (AM) de 1600 kHz, em São Paulo. O governo Fernando Henrique Cardoso restabeleceu a concessão e autorizou o aumento de potência da estação de ondas médias e não devolveu a FM 107,7MHz. O governo Lula não atendeu ao pedido para restabelecer a concessão da FM 107,7MHz cassada pelos militares. A presidente Dilma Roussef, através de seu plano de migração, não levou em consideração a história da 9 de Julho: ofereceu uma FM de baixíssima potência, que a limita a falar para alguns quarteirões.

Sem perspectiva, nessas condições, a Rádio 9 de Julho será inaudível.
 A radiodifusão brasileira é anacrônica. Exemplo: é insensível às injustiças cometidas contra uma emissora como a 9 de Julho, que dignifica a liberdade de expressão, defende o acesso a todas as informações,  defende os direitos humanos e cumpre rigorosamente o que determina a Constituição do Brasil (promoção da cultura nacional e regional).

Esses fatos me levam a concluir que a história da Rádio 9 de Julho é um estorvo ao status quo político e econômico dominante na política de radiodifusão da Nova República.

Fonte: www.radio9dejulho.com.br/noticia/estorvo-para-nova-republica