segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Voz do Brasil estreia hoje em novo formato


Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil


Estreia hoje (31), com nova roupagem, o programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em seu novo formato, o programa de rádio mais antigo do Brasil será mais interativo e próximo do cidadão. Haverá novos quadros, com jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes. Uma das grandes mudanças será a maior participação da audiência.

A ideia é oferecer um programa que lembre menos o formato solene e distante de décadas anteriores e tenha uma linguagem menos formal, mais próxima do cidadão. O programa contará com novos apresentadores - Airton Medeiros e Gláucia Gomes. “A ideia da nova Voz do Brasil é aproximar o cidadão, trazê-lo mais para perto da notícia, da informação. Fazer com que o cidadão interaja com o que fazemos aqui na EBC. A gente não pode estar distante”, diz Gláucia à Agência Brasil.

Os ouvintes poderão tirar dúvidas sobre programas sociais, sobre o trabalho do presidente da República e ministros ou esclarecer informações, como tirar documentos, por exemplo, além de fazer perguntas para os integrantes do Poder Executivo. O programa abrirá canais de e-mail e telefone, além de um número de WhatsApp para interagir com o público. Pelo aplicativo, os ouvintes poderão enviar mensagens para a produção pelo número 61 99862-7345.

A “Voz”, como é chamada nos corredores da EBC, tem especial importância para as regiões afastadas dos grandes centros do país. São nos locais onde as rádios comerciais não investem na informação que o programa cumpre papel fundamental. “É a prestação de serviço daquilo que o cidadão precisa na vida dele, lá na cidadezinha onde mora. Precisamos trazer a Voz do Brasil para perto desse cidadão. Essa nova linguagem e as informações essenciais são para que o cidadão possa saber o que o governo federal está fazendo para ele”, acrescenta a locutora.

Veiculado diariamente (exceto aos sábados, domingos e feriados) das 19h às 20h, os primeiros 25 minutos são dedicados às notícias sobre o Poder Executivo. As mudanças da nova Voz do Brasil se darão nessa primeira parte do programa. A produção dos demais 35 minutos é de responsabilidade dos Poderes Legislativo e Judiciário. A Voz do Brasil alcança hoje cerca de 60 milhões de brasileiros e é transmitida em todas as emissoras de rádio do país.

História
Com 81 anos, A Voz do Brasil é o programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em execução. Essa marca lhe rendeu um espaço no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 1995. Em julho de 1935 foi criado o Programa Nacional, para divulgação dos atos do Estado novo, da era Vargas.

Três anos depois, o Programa Nacional deu lugar à Hora do Brasil, quando passou a ter veiculação obrigatória nas rádios do país, com o horário fixo das 19h às 20h. Em seus primeiros anos, o programa abria espaço para a arte, com execução de músicas e transmissão de radionovelas. Em 1961, o presidente Jânio Quadros costumava usar o programa para transmitir recados escritos por ele de última hora.

O nome A Voz do Brasil foi adotado a partir de 1971. Ao longo dos anos, passou por reformulações. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. A abertura do programa, quando uma voz masculina imponente dizia “em Brasília, 19 horas”, tornou-se marca de A Voz do Brasil. Aos poucos, o bordão foi sendo flexibilizado e foram incluídas novas frases de abertura, como “Está no ar a sua voz, a nossa voz, a Voz do Brasil”. Mas, para os fãs do bordão original, uma boa notícia: ele vai voltar.

O Guarani
Apesar de criada no século 19 e aclamada na ocasião de sua estreia, em 1870, em Milão, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, é mais conhecida como o tema de abertura de A Voz do Brasil. A ópera é extensa, com quatro atos, mas os acordes mais conhecidos são os de sua abertura. Os primeiros segundos da peça de Gomes foram escolhidos para anunciar a entrada do programa no ar. O tema de abertura se tornou uma das marcas mais conhecidas do programa.

A ópera foi exibida em sua versão original por décadas. Posteriormente, releituras foram feitas em diferentes estilos, sempre remetendo à cultura nacional. Versões de samba, axé e capoeira já foram usadas no programa. A nova versão, que estreia hoje, remete à música clássica, mas traz uma orquestração nova, mais moderna e com ares de telejornal.

Edição Graça Adjuto


Rádio Brasil Central planeja revitalizar transmissores






Presidente da ABC visita instalações da torre e transmissores dos veículos de comunicação da agência


Após receber as comissões que foram criadas para otimizar a gestão da Agência Brasil Central (ABC), o presidente Humberto Tannús Júnior visitou a estação transmissora da Rádio Brasil Central AM que opera nas frequências 1270 KHz (OM – Onda Média, OT – Onda Tropical e a OC – Onda Curta). Os equipamentos estão instalados na fazenda Bananal, região Nordeste da capital goiana, de propriedade do governo estadual, desde o ano de l984, quando foram adquiridos para melhorar a potência e qualidade do som produzido pela AM.

Segundo a comissão que discute a revitalização das rádios da ABC, estes mesmos equipamentos já estão obsoletos, sendo necessário um novo transmissor para melhorar o sinal da rádio e acabar com as interferências de ruídos ou até mesmo com a falta de sinal, principalmente em Goiânia e região metropolitana.

Acompanhado da diretora de Telerradiodifusão, Abadia Lima, Tannús seguiu ainda para o Morro do Mendanha, onde está instalada a torre que suporta as antenas da RBC FM e TBC (canal 13 analógico e 31 digital). No Mendanha, as instalações da TBC também atendem a Fundação UFG (canal 14), a Fundação Boas Novas (canal 29) e a TV Assembleia. “São necessárias melhorias e iremos implantá-las de forma gradativa”, destacou o presidente da ABC.

domingo, 30 de outubro de 2016

Programa ENCONTRO DX 29/10/2016


PROGRAMA ENCONTRO DX
Rádio Aparecida - Aparecida - SP
Sábado: das 19:00 às 20:00 horas - Horário de Brasilia. 22:00 UTC. Programa tradicional do rádio brasileiro que aborda o tema rádio. Sintonize em ondas médias, curtas e tropical, satélite e internet pelo portal.
www.a12.com

Frequências em Ondas Curtas (OC)
60 metros - 5.035 KHz
49 Metros - 6.135 KHz
31 Metros - 9.630 KHz
25 Metros -11.855 KHz
Site: http://www.a12.com/radio-aparecida


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Urgente: Flexibiização da Voz do Brasil é aprovada na Comissão Mista do Congresso Nacional



Brasília - Medida Provisória 742/16 foi aprovada nesta quarta-feira (19). ABERT já informa os associados.
Uma notícia importante e histórica para o rádio brasileiro. A Medida Provisória 742/16 que flexibilizou o horário do programa A Voz do Brasil durante os jogos olímpicos e paralímpicos foi aprovada, nesta quarta-feira (19), na Comissão Mista do Congresso Nacional. Em resumo: o ato de flexibilizar o horário de transmissão da Voz do Brasil nas rádios de todo o país será permanente, seguindo a regra de veiculação entre 19h00 e 22h00.

A ABERT, uma das principais entidades que representa a radiodifusão nacional, emitiu no início da noite de hoje (19) um comunicado emergencial informando sobre a decisão. Segundo a entidade e o texto aprovado, de relatoria do deputado José Rocha (PR-BA), o programa deverá ser retransmitido sem cortes com início às 19h00, pelas emissoras educativas; e entre 19h00 e 21h00, pelas emissoras comerciais e comunitárias.
 
Para ser uma realidade no rádio,  o texto ainda deverá ser analisado e votado no plenário da Câmara dos Deputados e, depois, no plenário do Senado.
 
Em comunicado, Luis Roberto Antonik (diretor geral da ABERT), destaca que “essa conquista é um mérito da radiodifusão, que dá ao ouvinte a chance de acompanhar a programação da emissora, garantindo assim, uma maior audiência. Todavia, ainda demandará forte mobilização do setor para obter a aprovação definitiva nos plenários da Câmara e do Senado”.
 
“É uma enorme conquista para o rádio e, principalmente, para a sociedade. O ouvinte tem que ter a liberdade de escutar o que quiser às 19h. Quem gosta de música, ouvirá uma rádio que esteja tocando música, quem gosta de notícia, a mesma coisa, e quem prefere as informações da Voz do Brasil, também terá inúmeras emissoras para acompanhar o programa”, afirma Antonik.
 
“A flexibilização permanente do horário da Voz do Brasil é uma antiga demanda da ABERT, que não poupou esforços, mobilizando parlamentares e representantes do setor para a questão. Em pleitos anteriores da Associação, o governo federal autorizou a flexibilização durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio 2016”, diz o comunicado emitido hoje pela ABERT.
 
Fonte: http://tudoradio.com/noticias/ver/16272-urgente-flexibiizacao-da-voz-do-brasil-e-aprovada-na-comissao-mista-do-congresso-nacional

domingo, 16 de outubro de 2016

Radio Algerienne (Algeria) 12060 KHz em árabe


O argelino Radio (oficialmente: empresa de radiodifusão sonora Nacional , abreviado ENRS ) é uma empresa pública responsável pelo serviço público de radiodifusão para a Argélia . Rádio argelina foi criado em 1986 , quando seu antecessor argelino Television Broadcasting (RTA), fundada em 1962 , separados em duas empresas separadas, televisão e radiodifusão.

Ele tem três estações de rádio nacionais, duas estações temáticas, uma estação internacional (Radio Argélia internacionais) e 46 estações regionais. Esta organização, que reivindica 20 milhões de ouvintes na Argélia , transmite em árabe , berbere e francês . O ENRS é um membro da União Europeia de Radiodifusão .

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG
 Canal: Youtube

 

Deputado do PSDB quer acabar com a Voz do Brasil






“Não faz mais sentido obrigar que as emissoras de rádio retransmitam as informações produzidas pelo Estado, quando ele dispõe de meios próprios para divulgar suas atividades (TV Justiça, TV Câmara, TV Senado, páginas institucionais na rede mundial de computadores, etc.)”. Com essa argumentação, o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSDB-PR) formulou o projeto de lei que visa acabar com a obrigatoriedade de transmissão do programa "A Voz do Brasil", que vai ao ar de segunda a sexta, das 19h às 20h.
 
Registrado com o número 6230/2016 e aguardando despacho do presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o projeto proposto pelo parlamentar tucano relembra que a "Voz do Brasil" foi criada em 1935, época em que o país estava sob comando de Getúlio Vargas. Na justificativa, o político paranaense reforça que a ideia do programa estatal surgiu com funções ditatoriais, de espalhar para todos os cantos do Brasil informações que seriam de interesses do governo federal, o que vai – em sua avaliação – contra o sistema atual.
 
“Regimes democráticos são caracterizados pela liberdade de informação jornalística e obrigar um veículo de comunicação social a transmitir um dado conteúdo viola sua liberdade de informar. Os veículos de comunicação social existem para fiscalizar a atuação dos poderes públicos e não para se tornarem instrumentos forçados de propaganda”, pontua Paulo Eduardo Martins, que assumiu – na condição de suplente - uma cadeira no Congresso em março deste ano, quando ainda era filiado ao PSC, partido pelo qual disputou as eleições de 2014.
 
Paulo Eduardo Martins destaca, ainda, que atualmente há inúmeras ações judiciais promovidas por emissoras de rádio que visam a flexibilidade do horário de transmissão. Atualmente, algumas estações radiofônicas no estado de São Paulo não levam a atração ao ar devido a liminares concedidas pelo Judiciário, casos da Rádio Bandeirantes e da Energia 97. Para o parlamentar, a obrigatoriedade de transmitir o programa das 19h às 20h interfere na grade dos veículos em um dos horários “mais nobres do sistema de radiodifusão”.
 
O projeto de lei apresentado pelo tucano sinaliza que a obrigatoriedade da "Voz do Brasil" prejudica, sobretudo, os ouvintes que se deslocam do serviço para casa e são privados de acompanhar informações locais. Além disso, com a perda “potencial de grande audiência”, as emissoras sofrem - segundo analisado pelo parlamentar - com “enormes prejuízos”. Pensando em acabar com isso, o deputado reforça o desejo de fazer com que a veiculação do programa seja facultativa, com cada emissora escolhendo livremente se levará ou não a produção ao ar, no horário que bem entender.
 
Voz do Brasil
 
No ar há 81 anos, o programa "A Voz do Brasil" é produzido de segunda a sexta-feira e apresenta, durante uma hora, informações relacionadas aos poderes da instância federal. O programa dedica – diariamente – 25 minutos ao Executivo, 5 minutos ao Judiciário, 10 minutos ao Senado e 20 minutos à Câmara dos Deputados. Apesar da obrigatoriedade, a flexibilização do horário de transmissão aconteceu recentemente durante as realizações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro e, dois anos antes, no período da Copa do Mundo sediada no Brasil.
 
Fonte:  http://www.parlamentopb.com.br/Noticias/?deputado-do-psdb-quer-acabar-com-a-voz-do-brasil-15.10.2016

sábado, 8 de outubro de 2016

Rádio Manhumirim AM 780 KHz


A Rádio Manhumirim foi fundada no município de Manhumirim-MG na década de 1950 e, desde então, vem se manifestando como importante meio de comunicação, com destaque para sua programação voltada para a formação e informação. Em quase cinco décadas de existência, a emissora esteve presente em  momentos  marcantes  da  história  do  município  e  da  região, promovendo  mobilização  social  e contribuindo  para  a  construção  da  identidade  local.

Em  1951,  nasce  a Rádio  Sociedade  “A  voz  de  Manhumirim  Ltda”através do registro de contrato na Junta Comercial do  Estado  de  MG,  a  aprovação  oficial  da instalação da rádio só se oficializou após 04 anos. A  inauguração  da  emissora  se  deu  em  1957 com  celebração  de  missa  campal  e  diversos shows.

A transferência das quotas de Alair José Dias e José  Teixeira  Porcino  para  o  Pe.  Luís  Bueno  dos Santos ocorreu em 1969. Em setembro de 1980 o Pe.  José  Múcio  Gonçalves  de  Souza passa  a exercer o cargo de diretor responsável da editora. Para  transferir  a  Rádio  Sociedade  “A  Voz  de Manhumirim  Ltda”  para  Rádio  Manhumirim  da Fundação Bom Jesus foi assinado pelo presidente da República José Sarney o Decreto n. 97534 em 1989. 

Percorrendo  ainda  a  história tem-se  em 1990  a  2º  Diretoria  da  Fundação.  Em  1994 assume  a  3º  Diretoria.  Em  2000, dentro  de  seu projeto  de  expandir  seu  alcance,  foi  realizada  acompra  de  um  novo transmissor  de  10000 WATTS, muito mais potente, oferecendo o sinal da Rádio  Manhumirim  a municípios  de  Minas  Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
 
Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG
Canal: Youtube

 

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

NHK WORLD Radio Japan 17540 KHz


A NHK é a única emissora pública do Japão, tendo iniciado suas transmissões radiofônicas em 1925. A NHK é financiada através do pagamento de taxas provenientes de lares que possuem aparelhos de TV, tendo como objetivo possibilitar transmissões idôneas, livres da influência política ou de organizações privadas, e dando prioridade à opinião do público telespectador.

Vídeo: Eliseu Damasceno Matos | PY4086SWL
Brasil - Ouro Preto / MG
Canal: Youtube